
22 out A forma que o empresário lida com sua mão de obra definirá a sobrevivencia do seu negócio.
Você já parou pra pensar, por que a Revolução Industrial só aconteceu após a abolição da Escravatura?
Simples, nas civilizações escravagistas, não era pela via do aperfeiçoamento técnico dos métodos de produção que os senhores de escravos procuravam aumentar a sua riqueza, mas sim através da mão de obra barata e mal tratada dos escravos. Os escravos, por outro lado, sem qualquer interesse nos resultados do seu trabalho, não se empenhavam na descoberta de técnicas mais produtivas.
Infelizmente, ainda hoje, existem empresários que tratam sua mão de obra com a mesma mentalidade dos senhores de escravos daquela época, e não perceberam ainda o quanto isto impede que eles alcancem os resultados que desejam para seus negócios.
Em outras palavras, sua forma de pensar sobre gestão de pessoas, infelizmente está sabotando o alcance do sucesso do seu negócio, e por consequência sabotando o seu próprio bem está.
Estes empresários se posicionam distantes de seus empregados, os veem como propriedades importantes apenas para gerar riquezas em curto prazo, não dão boas condições de trabalho e não dedicam sequer 1 hora do seu tempo para pensar em melhorias para eles, pagam pouco e valorizam muito menos.
O grande problema é que esta mentalidade está ligada diretamente ao fracasso do Negócio, pois está que impede que o negócio venha subir de nível, estourar a bolha do comodismo, inovar e gerar melhorias.
Hoje, nesse mercado grandemente competitivo, onde o cliente está cada vez mais exigente para está satisfeito, novos concorrentes aparecem tempos e outros e produtos deixam de existir, a melhoria constante e a inovação já deixaram de ser um algo mais a se preocupar, mas se tornaram questões de sobrevivência.
Logo, as empresas que estão comprometidas com a melhoria constante e a inovação são as que mantém seus clientes, e criam as condições certas para o sucesso de forma permanente.
Portanto, se você quer ter um negócio de sucesso permanentemente precisa está comprometido em fazer melhorias e inovação de forma constante. Para isso, você deve antes reduzir a distância entre gestores e empregados, dedicar um bom tempo para melhorar as condições de trabalho da sua equipe, deve valorizá-los bem, tanto de forma financeira quanto não financeira.